quinta-feira, 21 de julho de 2011

Como a Inter jogará na próxima temporada?

Bom, é baseado nessa pergunta, que nós do Internazionale Brasil tentaremos passar a vocês. Sei que ainda tem muita água para rolar no mercado da bola, mas resolvemos fazer essa análise tática para entendermos melhor como funcionará a Inter de Gasperini.

1 - Primeiramente, começamos com o 3-4-3 que Gasperini armou ontem, no amistoso conta a Cremonese, onde ganhamos por 4 a 1.

Clique na imagem para ampliá-la (Créditos: TacticalPad)


Achei interessante a forma com que o time jogou no primeiro tempo. Na trinca de defensores, Ranocchia e Caldirola fazem a cobertura dos meias-laterias, Santon e Crisetig; enquanto Chivu é homem da sobra, quando o time ataca, ele tem mais liberdade para avançar e ajudar os meias-centrais, Stankovic e Sneijder, papel semelhante do "esquecido" líbero. Na linha de quatro homens do meio, Santon e Crisetig são os meias-laterais (ou alas), que buscam mais a linha de fundo, mas também podem avançar em diagonal; Stankovic e Sneijder são os meias-centrais, responsável pelo combate aos meias do time adversário e pela "iniciação" das jogadas, ou seja, roubam a bola (ou recebem de um defensor) e são os responsáveis pelo passe inicial da jogada ofensiva, nesse 3-4-3, não tem um único homem responsável pela armação das jogadas, mas o time todo coopera com a armação, o que temos nesse esquema são as triangulações entre os meias (centrais e laterais) com os homens de frente. Falando nos homens de frente, não podemos deixar de destacar o entrosamento desse trio, Álvarez na direita, Pazzini centralizado e Eto'o na esquerda, onde saiu boa parte das jogadas, inclusive no primeiro gol, após boa troca de passes dos três.

2 - Agora, vamos analisar o que seria o provável time que deve ser escalado na maior parte das partidas na temporada 2011-12. Já com os brasileiros e argentinos que estavam disputando a Copa América.

Clique na imagem para ampliá-la (Créditos: TacticalPad)

É o mesmo 3-4-3 só que, contando com os "reforços" brasileiros e argentinos. Começando pela defesa, Ranocchia e Chivu seriam os responsáveis pela cobertura dos alas, enquanto Lúcio é o que tem mais liberdade em fazer o que gosta, de atacar, mas pode ser que Gasperini mude isso, deixando Lúcio à direita, Ranocchia à esquerda e Chivu na sobra. E no meio, Maicon e Zanetti pelos lados e, Sneijder e Cambiasso mais centralizados. Na frente, a mesma coisa, só que com uma diferença, com a presença do "queridinho" de Gasperini, Diego Milito, deve haver um "revezamento" entre o argentino e Pazzini.

3 - Gasperini já deixou claro que nem sempre usará o seu esquema favorito (3-4-3), vai depender do adversário que enfrentar; quando pegar um adversário com dois homens no ataque, usará o 3-4-3, quando enfrentar um time com um trio na frente, usará o 4-3-3.

Clique na imagem para ampliá-la (Créditos: TacticalPad)

Há duas alternativas para Gasperini usar o 4-3-3, com um triângulo no meio com base baixa, o que seria o mais provável, ou um triangulo com base alta. No desenho acima, você vê um meio com o triângulo em base baixa, Cambiasso e Zanetti ficam mais presos e Sneijder tem mais liberdade para avançar e encostar nos atacantes. Como pode perceber, Samuel está na zaga ao lado de Lúcio, é outra opção para Gasperini, já que o argentino se recuperou de uma lesão que o deixou fora dos campos por bastante tempo, mas cremos que Ranocchia deverá ser mais utilizado. Nesse desenho, a Inter teria de volta o "pensador", seria o Sneijder.

Clique na imagem para ampliá-la (Créditos: TacticalPad)

Já nesse desenho, vemos o 4-3-3 com o triângulo do meio em base alta. Dessa forma, Cambiasso teria mais liberdade para aparecer como homem surpresa e Sneijder mais à direita. Falando nisso, a direita teria um trio bastante preocupante aos adversários (Maicon, Sneijder e Álvarez), sem esquecer o lado esquerdo (Nagatomo, Cambiasso e Eto'o).

Bom, essa foi a nossa análise tática da provável Inter de 2011-12 comandada por Gian Piero Gasperini, esperamos que vocês tenham gostado do post. Contamos com a sua opinião nos comentários. Concordo com Gasperini, como você escalaria o time?

E que a Inter venha surpreender nessa temporada, já que muitos não acreditam no trabalho de Gasperini. Mas nós acreditamos no jeito inovador do técnico italiano.

Créditos: TacticalPad, é o programa que usamos para fazer esses desenhos táticos, nós recomendamos ele, uma ferramenta excelente para análises táticas, se tiver interessado você pode entrar em contato com nosso administrador, Arthur Barcelos (arthur.barcelos12@hotmail.com)

Nenhum comentário: